Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

FLEXIOPTIMA  - Sistema CNC flexível de funções modulares

17.03.2015
  • Inovação

Desenvolvimento de um conceito inovador de sistemas de maquinagem, que integra operações de fresagem, gravação, corte tangencial, entre outros processos. Trata-se de um sistema flexível numa concepção modular, capaz de dar resposta às necessidades de diferentes mercados, diferentes indústrias e diferentes clientes.

 

Entidade Promotora

  A Tecmacal conta com cerca de 40 anos de existência e nasceu fundamentalmente orientada para o sector do calçado.  Sendo também por esta razão que optou por se localizar em São João da Madeira, área reconhecida no país e no estrangeiro pela tradição laboral no sector do calçado.

Centrando as suas competências na oferta de leque alargado de maquinaria, aliada a uma assistência pós venda qualificada, com o objectivo de abranger  todo o mercado nacional, a organização da Tecmacal, rapidamente constituiu filiais nas cidades da Benedita (Sul) e em Felgueiras (Norte), regiões também fortemente associadas ao sector do calçado.

O crescimento de competências da Tecmacal permitiu que esta se afirmasse no mercado como uma organização especializada na montagem de unidades de fabrico completas, oferecendo uma vasta gama de maquinaria, que abrangem operações de pré-produção, produção, acabamento, ar comprimido, design e modelação do produto.

A Tecmacal conseguiu assumir uma posição de relevo ao longo do seu percurso, constituindo-se hoje como líder de mercado na venda de máquinas para o sector do calçado.

Na década em que ocorreu o decrescimento do sector do calçado, a Tecmacal reorientou a sua actividade produtiva e comercial. Neste sentido apetrechou-se de meios técnicos e humanos para produzir e vender bens de equipamento para a indústria em geral.

Actualmente a Tecmacal conta já com um vasto número de máquinas instaladas em múltiplos sectores de actividade para além do sector do calçado. Conseguiu-se assim alcançar o objectivo de permanecer no sector do calçado como empresa líder, aproveitando o momento actual de forte crescimento do sector, e ao mesmo tempo entrar e conquistar quota de mercado noutros sectores de actividade industrial.

A Tecmacal está dotada de uma gabinete de I&D interno, onde trabalham, a tempo inteiro, quatro
engenheiros, de áreas complemetares: mecânica,  electrónica,  electrotécnica, automação e informática. Para além disso a Tecmacal tem parcerias com entidades de I&D externas, designadamente o INEGI.

Este núcleo de competências garante investigação pemanente na concepção, desenvolvimento  e  produção  de equipamentos industriais na Tecmacal. Estas  competências  têm  permitido  a comercialização  de  vários  projectos personalizados,  à  exacta  medida  da solicitação do cliente. É o lema: Criamos Soluções!



Projeto FLEXIOPTIMA
Conceito inovador de sistemas de maquinagem


O projeto FLEXIOPTIMA teve como principal objetivo o desenvolvimento de um conceito inovador de sistemas de maquinagem, que integrasse operações de fresagem, gravação, corte tangencial, entre outros processos.

Os dois equipamentos desenvolvidos no âmbito do presente projeto: sistema de maquinagem de comando numérico de 3 eixos (2D) e sistema de maquinagem de comando numérico de 5 eixos (3D), foram concebidos numa óptica flexível e modular, por forma a dar resposta a diferentes mercados e diferentes setores de atividade. A concretização destes dois equipamentos constitui também a materialização deste conceito inovador de sistemas de maquinagem denominado FLEXIOPTIMA - Sistema CNC (Computer Numerically Controlled) Flexível de Funções Modulares. Estes equipamentos possuem capacidade para trabalhar materiais de naturezas, espessuras e volumes diversificados desde materiais macios, ligas leves, ligas de alumínio, madeira e outros com elevada garantia na sua relação flexibilidade - custo - performances. O sistema de maquinagem de comando numérico de 3 eixos (2D) tem ainda a capacidade para trabalhar com materiais como pele, sintéticos e tecidos.

 

Parcerias

Empresa Tecmacal – Equipamentos Industriais, S.A.
Entidades de I&DT Tecnológica
INEGI – Instituto de Engenharia de Mecânica e Gestão Industrial
CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal

O desenvolvimento destes dois bens de equipamentos transacionáveis, permitiu à empresa TECMACAL, fortalecer as suas competências em I&DT, fruto da parceria e do trabalho conjunto com uma entidade do SCTN como o INEGI e com centro tenológico CTCP, entrar em novos nichos de mercado emergentes, dando continuidade à sua estratégia de internacionalização e acima de tudo demarcar a sua posição como um dos principais players no desenvolvimento e construção de bens de equipamento flexíveis, modulares e capazes de dar resposta às exigências dos mercados nacionais e internacionais.

O INEGI esteve envolvido em todas as fases do projeto: conceção, projeto mecânico, dimensionamento estrutural (recorrendo a ferramentas computorizadas), projeto de automação e controlo, fabricação de protótipos, teste e validação da solução final.


Objetivos do projeto

O projecto FlexiOptima tem como objectivo a concepção e desenvolvimento de um sistema inovador de maquinagem CNC vocacionado para a fresagem, gravação, corte tangencial, e outros processos complementares. Trata-se de um sistema flexível numa concepção modular, capaz de dar resposta às necessidades de diferentes mercados, diferentes indústrias e diferentes clientes.

O sistema FlexiOptima pretende ocupar uma faixa de mercado de equipamentos com desempenho superior ao das máquinas de estrutura ligeira, e preço inferior aos equipamentos de estrutura rígidas em aço, com capacidade para trabalhar materiais de naturezas, dimensões, espessuras e volumes diversos, desde materiais macios, ligas leves, ligas de alumínio, madeira, vidro, cortiça e outros, com garantia da sua relação flexibilidade performance-custo.

 

Apoio

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos ao I&DT, na vertente de Co-promoção o projeto envolveu um investimento elegível de €768.500,15  ou que correspondeu a um incentivo FEDER de €531.463,11.


Testemunho

Américo Santos - Administrador do Grupo Tecmacal- fala da importância que este projeto teve para a empresa. Uma "máquina orientada para nichos de mercado que antes não eram possíveis de atingir" afirmou. “Este projeto permitiu á Tecmacal inovar no seu portfólio, oferecendo ao mercado uma nova máquina desenvolvida e fabricada em Portugal” acrescentou.

As perspectivas quanto à comercialização deste equipamento são boas. Segundo Américo Santos  este “ já foi demonstrado a vários clientes e  foram feitas algumas propostas de venda”.

Até ao final do 1º trimestre de 2015 a empresa já colocou no mercado (nacional e internacional) 6 máquinas de 3 eixos, o que deixa boas perspectivas para os próximos anos.

A aposta em projetos desta natureza é para continuar. Américo Santos considera essencial a aposta nesta área, para que a empresa se mantenha competitiva no mercado. Foram os “projetos que ensinaram a Tecmacal a ver a inovação e  I&DT como áreas estratégicas na gestão da empresa" afirmou.